A folha e a Biblioteca
Segunda-feira, Julho 23, 2012 at 6:19PM
Luis Calçada

Não é com a informação espalhada em dezenas ou centenas de folhas de cálculo que se consegue gerir eficientemente uma instituição. Não só não existe controle sobre a qualidade ou disciplina de utilização das mesmas, como a sua partilha é feita de maneiras muito desorganizadas. 
As folhas de cálculo são fantásticas para análise financeira, calculos iterativos ou redes, ou ainda para modelos analiticos pessoais,  mas não foram pensadas para manipular as enormes quantidades de dados que qualquer actividade gera diariamente. Essa tarefa cai que nem uma luva nas Bases de dados e sistemas de informação de gestão. A adaptação das equipas a estes, pode parece dificil e gerar algum atrito inicial, mas a curto prazo,  os benificios são visiveis e irreversíveis.  A instituição passa a ter dados ordenados e informação util ao alcance de quem a precisa e com toda a segurança.Com um sistema de informação bem pensado passa a ser muito mais simples gerir e acompanhar o pulsar de cada empresa “em directo”  e não apenas no fim de cada mês...  Uma decisão que espera dez dias para ser tomada pode representar perdas enormes ou tornar um incidente num problema incontrolável..
Imagine-se uma Biblioteca onde em vez de existirem livros e estantes houvesse apenas pilhas de folhas soltas.  Alguém conseguiria ler alguma coisa.....?

Luis Calçada

Article originally appeared on Caltec Portugal (http://www.caltec.pt/).
See website for complete article licensing information.