Usar bases de dados é um gesto ambiental
Terça-feira, Julho 24, 2012 at 12:00PM
Susana Romão in Ambiente, ambiente, cloud, pegada ecológica

De que forma, pergunta o leitor.
Ao inserir, editar, consultar e analisar dados e informação num sistema de base de dados, irá, como consequência, diminuir as impressões de listagens, relatórios e mapas.
O consumo de papel, de consumíveis, tais como tinteiros ou toners, e até o número de impressoras, na sua empresa, irão diminuir, de forma considerável. Esta decisão, para além de diminuir a pegada ecológica da sua empresa, irá contribuir, também, para a diminuição dos custos associados.

A utilização de bases de dados obriga a um sistema seguro de armazenamento e de backups, de preferência, num servidor dedicado.
É possível argumentar que a diminuição do consumo de papel e de consumíveis de informática, possível devido à utilização de sistemas de informação, perde, em termos ambientais, se comparado com o aumento do consumo de energia necessária para manter um ou mais servidores em cada empresa.

Como resposta, pode optar por uma solução cloud: uma solução externa de armazenamento e backup das suas bases de dados. Uma solução cloud hospeda, com toda a segurança, várias bases de dados num só servidor dedicado, mantido por uma empresa externa à sua.
Não só a sua pegada ecológica diminui como o tempo dedicado à manutenção das suas bases de dados, também.

Quer diminuir a pegada ecológica da sua empresa e melhorar a sua imagem ambiental junto dos seus parceiros? Opte pela utilização sistemática de bases de dados, armazenadas numa cloud.

Susana Romão

 

Article originally appeared on Caltec Portugal (http://www.caltec.pt/).
See website for complete article licensing information.