Drones
Sexta-feira, Janeiro 11, 2013 at 4:09PM
Luis Calçada in Business Inteligence, Comando, Proactividade, Sistemas de Informação

O reconhecimento  e a informação em tempo real são vitais  para o sucesso de qualquer operação militar. Com a ajuda dos "mediáticos" drones (veículos aéreos não tripulados), as tarefas de comando foram facilitadas e  as decisões de utilização de recursos ou alocação de reforços são agora mais rápidas e precisas. Não é portanto por falta de informação sobre o inimigo que uma operação deixará sucesso.

O mesmo se deverá passar na actividade empresarial moderna nesta segunda década do século XXI. Quereremos que os gestores e Administradores, continuem a ser apanhados desprevenidos por situações invulgares, derrapagens e buracos financeiros?

A resposta é não. Não há mais margem para errar. A sobreutilização de folhas de cálculo para gerir todo o tipo de dados empresariais, apenas promove o individualismo , aparenta uma falsa organização e potencia situações estáticas com uma comunicação interna deficiente . Devemos portanto considerar trocá-las por Sistemas de informação (SI) colectivos, bem pensados,  e alojados em servidores dinâmicos,  seguros e com monitorização constante.

Assim os gestores não terão mais de esperar o relatório do fim da semana ou mês, para corrigir situações, tomar decisões ou alegar que desconheciam o problema.

Com uma boa implementação e formação adequada, os problemas podem ser atacados antes de se materializarem e os recursos canalizados para onde realmente são necessários. As decisões passam a ser baseadas em eventos e resultados com interpretação imediata.

Não há mais desculpas para buracos financeiros,  derrapagens e situações inesperadas se houver software eficiente e controle eficaz.

A pergunta não é se  necessita ou não de um SI,  mas quando se começa a planear a sua implementação……

Luis Calçada

Article originally appeared on Caltec Portugal (http://www.caltec.pt/).
See website for complete article licensing information.