Software Rápido, Barato e Competente não existe!
Quinta-feira, Agosto 13, 2015 at 3:48PM
Caltec, Lda.

Um sistema de informação é um motor que processa e transforma dados em informação e conhecimento. Dois conceitos muitas vezes ausentes ou mal implementados em muitas  empresas. 

Pelo contrário, a desinformação e o desconhecimento continuam disseminados pela amálgama de processos individuais criados em folhas de Excel isoladas, sem nenhum controle e segurança, ou ainda em softwares que custam o preço de uma refeição.

O “low-cost-cloud-software” promete o paraíso. Mas após o “kick” inicial começam a surgir as dúvidas… Ah! Isso não faz, espere a próxima versão ou não se pode exportar.   Uma espécie de fidelização forçada, em que muitas vezes, esses “softwares” cujos servidores ninguém sabe onde estão,  criam tantos ou mais problemas do que aqueles que resolvem.  

Há que dar valor a cada coisa. Porque é que um sistema de informação que gere bem todos os processos, administrativos, financeiros e logísticos de uma Escola ou de uma Industria tem de custar menos que a carrinha de distribuição mais barata do mercado? 

Porque não é físico? Porque não se vê? Porque não é compreendido? Ou será que tem de custar Milhões de Euros para ser levado a sério?

O triângulo de decisões dos projectos funciona assim:

Das três opções, Rápido, Barato e Competente, só pode escolher duas.


Rápido e Barato não é com certeza competente.

Rápido e Competente é provavelmente muito bem pago e caro.

Barato e Competente faz-se por caridade e sem prioridades , daí que não se aplique empresarialmente neste mundo a 200 à hora…

E recorde que Rápido, Barato e Competente é utópico e não existe…

A aquisição de software tem  portanto que ser um processo bem pensado e estruturado e não uma mera compra de caixas, ou carregamentos online. 

 

Um sistema de informação é a ferramenta mais importante de qualquer empresa no século XXI e deve ser escolhido com muita atenção, ponderação e visão de futuro!

Article originally appeared on Caltec Portugal (http://www.caltec.pt/).
See website for complete article licensing information.