« Gestão de Reclamações na transformação digital e redes sociais | Main | Gestão de Amostras profissional? Será necessário? »
Sexta-feira
jun032016

FileMaker 15: O que há de novo? Review by Luis Calçada

Não me surpreende que esta nova versão 15 da plataforma FileMaker privilegie a Mobilidade, sendo esse o vector de eleição da  Apple,  a casa mãe. 

O FM Go (para iPad e iPhone ) tem um inicio mais fácil e rápido, passwords e últimas apps são recordadas e o suporte para touch ID, poupa tempo e clics para quem tenha modelos de iPhone e iPad com essas funcionalidades integradas. 

A reacção à proximidade de beacons (micro rádio faróis/ sensores),  fará uma app FM Go reagir e fazer aquilo que for definido, que pode ainda variar de acordo com a distância a esse beacon. É uma variável nova com  infinitas aplicações que agora começam a entrar rapidamente e em força nos ciclos de desenvolvimento de apps e sistemas. É a minha funcionalidade favorita do FileMaker 15.

Há mais  integração directa com outras aplicações e redes sociais e namoro com o iCloud drive é agora uma realidade, se bem que este serviço da Apple ainda não seja bem compreendido por todos. Aliás todos os serviços de armazenamento online sem excepção, tem funcionalidades mal explicadas ou não explicadas. Se é esquecimento ou intencional, é algo que viremos a perceber. Mas isso é uma história que fica para uma próxima vez. 

O FileMaker Go 15 está no bom caminho para ser a ferramenta sólida que todos desejamos.

O WebDirect está mais robusto, amplo e sobretudo mais controlável e fiável desde a versão 14. A versão 15 traz mais boas notícias. Poderá ser acedido de browsers compatíveis em Smartphones Android 5 e 6,  (mínimo Chrome 48 ), uma abertura já há algum tempo esperada. 

O FileMaker Pro e Pro Advanced, os  “cavalos de batalha” que permitem criar as Apps e Sistemas, sofreram melhoramentos no interface e area de trabalho de código, com avisos gráficos de erros e mais uma série de “undos” úteis. Pequenos refinamentos no interface de layouts com um controle e manipulação facilitada para os objectos e o fim, há muito desejado, das janelas modais de sorting, que agora não mais se intrometerão no trabalho de consulta ou desenvolvimento.

Campos de edição com caracteres escondidos estão agora disponíveis para inserções sensíveis e a interacção e alargamento do leque de certificados foi aperfeiçoada em relação à edição 14.

O FileMaker Server 15 passou a logar eventos de uma forma mais inteligível, com uma linguagem que muitos mais vão entender.

Muitos passos em frente…..