Ligue já
(+351) 214 539 815

Notícias e Blog

Na Caltec gostamos de ajudar Decisores,  Administradores e empresas a melhor gerir e consolidar os seus dados e informação. Temos mesmo algumas sugestões a oferecer que se enquadram com as ideias veiculadas nos nossos sistemas! Para saber como simplificar as TI e os processos leia o nosso blog e diga-nos o que pensa...

Contactar a Caltec
Sexta-feira
fev112022

Documentos, dados e sociedades de advogados

O que se convenciona chamar de “Cloud” ou “Nuvem”, corresponde na realidade, a um ou mais servidores físicos, que se encontram algures no planeta Terra, desde o edifício do lado até um país longínquo.

Sendo a segurança de Documentos e dados, de primordial importância para os clientes e para a Sociedade, torna-se vital saber as implicações da concentração desses dados em servidores ou “Data Centers” sediados fora de Portugal, em outro país da Comunidade Europeia, nos EUA ou no Paquistão.

Uma analogia semelhante seria, depositar dinheiro num banco seguro, mas do qual não conhecemos o nome, nem onde é a sede.

Sabendo que noventa por cento das fugas de dados, tem origem interna e são atribuíveis a abusos de confiança ou ausência de regras, protocolos de segurança tem de ser introduzidos, compreendidos e adaptados por todos os colaboradores.

Uma plataforma como o Juristíca 2022, pode ajudar-vos na implementação de bons hábitos e melhores prácticas, de manipulação dos dados e documentos da Sociedade.

Conheça as soluções para sociedade de advogados da Caltec!

  1. Fazemos a análise da sua sociedade actual a nível de informação e processos;
  2. Propomos uma nova organização através de um RoadMap personalizado;
  3. Implementamos a sua transformação digital através de um NOVO sistema de informação personalizado e automatizado para colocar toda a sua equipa a atingir outro nível de desempenho com uma qualidade muito superior de informação e segurança de dados.
Venha conhecer como a sua sociedade pode beneficiar de uma transformação digital personalizada e com inteligência para atingir melhores resultados dia após dia!
Terça-feira
jan182022

Legaltech: Litigação de Massa 

Nos processos de Litigação de Massa um simples contrato que entre na fase de contencioso, inicia um workflow que pode levar meses e gerar até 50 datas diferentes e importantes no decorrer do processo.

Quando uma sociedade de Advogados, se depara com centenas de assuntos semelhantes em contencioso e milhares de cartas e AR para emitir, deixa de ser humanamente possível lidar eficazmente e com segurança com essas micro tarefas. E para esses grandes volumes, as folhas de cálculo isoladas e mail merge com processadores de texto já não são uma solução viável.

Informe-se sobre o sistema de Litigação de Massa da Caltec para pequenas e médias sociedade de advogados:

  • Robotize o envio de cartas e o preenchimento de avisos de recepção.
  • Controle com rigor a gestão de prazos.
  • Consulte sempre que precisar o Situation Room com a última informação.

Esteja sempre no comando.

Quarta-feira
set152021

Transformação digital personalizada para criar resultados

Sabia que:
  • ao comprar um software básico e não personalizado para gerir os seus dados, está a limitar em muito o potencial da sua informação e a capacidade de tomar decisões enquanto gestor?
  • os seus colaboradores perdem horas a fazer e analisar manualmente folhas de cálculo sem qualquer segurança de dados?
  • o seu concorrente pode estar em vantagem porque utiliza ferramentas que aumentam o foco, a clareza e o sucesso das decisões?
Muitos gestores já perceberam que não podem mais tolerar o desperdício diário de tempo, recursos humanos e financeiros e estão a iniciar o processo de transformação digital.

A Caltec propôe o "3 em 1":
  1. Fazemos a análise do seu negócio actual a nível de informação e processos;
  2. Propomos uma nova organização através de um RoadMap personalizado;
  3. Implementamos a sua transformação digital através de um NOVO sistema de informação personalizado e automatizado para colocar toda a sua equipa a atingir outro nível de desempenho com uma qualidade muito superior de informação.
Venha conhecer como a sua empresa pode beneficiar de uma transformação digital personalizada e com inteligência para atingir melhores resultados dia após dia!
Quarta-feira
mar172021

Como será 2021 na sua empresa?

Já estamos em Março. Temos menos de 10 meses para concretizar nossas metas. Parece muito tempo. Mas não é. É só olhar para 2019 e 2020 e ver o que ficou pelo caminho. O que ficou na intenção. O que ficou para depois. Só que "o depois"... chegou tarde demais...

A verdade nua e crua é que a maioria dos acontecimentos nas empresas como na vida, para o bem ou para o mal, são de nossa inteira responsabilidade! “Não é minha culpa, o sistema é lento e não funciona”. Não é minha culpa, pedi informação e até agora não recebi nada” etc… Se vc, como líder,  fez um péssimo investimento num sistema de informação que não funciona, a culpa não é do sistema. A culpa é sua. Se optou por comprar uma solução mais barata, não reservou tempo para a formação ou não apoiou a mudança na sua equipa, é natural que estas situações aconteçam cada vez mais.  Achar que as coisas “simplesmente acontecem” na sua empresa é uma grande desresponsabilização! É prova que,  como líder não tem o controlo da situação!

Nos projectos de transformação digital liderados pela Caltec sabemos que é importante um líder forte, que lidere activamente a mudança na sua organização. É importante que o líder saiba a importância do acesso à informação inteligente, da segurança de dados, da optimização de processos e o papel central do serviço top ao cliente desde o primeiro contacto.
Criar sistemas de informação personalizados para apoiar o líder e sua equipa a serem melhores  todos os dias é o objectivo nº1 da Caltec.  Fale conosco e veja como podemos ajudá-lo para que 2021... não seja igual a 2020, nem 2001!

 

Terça-feira
set242019

Entrevista Luis Calçada para Claris - FileMaker

FileMaker: Como conheceu a Plataforma FileMaker?

Luís: É uma longa história, de muitos anos, com boas e estáveis experiências e grandes desafíos. Começou na Prológica. Continua na Caltec há 20 anos cujo “core Business” é a Engenharia e o desenvolvimento de sistemas de informação. Utilizo diariamente a plataforma FileMaker para prototipar, construir e aperfeiçoar sistemas. Injectamos sempre que adequado inteligência artificial com pré-decisões e alertas, de modo a que seja possível antecipar problemas antes dos mesmos se materializarem. Através do conhecimento gerado por anos de experiência criei um método de transformação digital incluindo “desexcelização” para empresas totalmente baseado na Plataforma FileMaker. Tenho participado como orador em algumas Devcon locais e internacionais (Paris, Berlim, Barcelona, Lisboa) apresentando vários temas entre os quais destaco: “Business Intelligence e FileMaker” e “Desenho avançado de interfaces”.

Veja aqui a entrevista completa !

Quarta-feira
jun052019

Caso de sucesso SuperSchool da Caltec no site da FileMaker

 

O desafio da solução de Gestão Escolar SuperSchool no ILNova

O IILNova é um instituto dedicado ao ensino de línguas estrangeiras. O Instituto trabalhava com processos manuais e dispersos, sem conexão entre a informação dos ficheiros com as aplicações e entre os diferentes departamentos. Ao perceberem as desvantagens destes processos para o seu crescimento, implementaram a app SuperSchool, criada pela Caltec em FileMaker. A Superschool permitiu que o ILNova conectasse toda a informação e tê-la acessível e actualizada em tempo real desde todos os dispositivos. Graças à app de FileMaker, o ILNova continua a sua expansão com um aumento da eficiência em todos os departamentos.

Veja mais informações sobre esse caso de estudo no site da FileMaker em:

 http://www.filemaker.com/…/s…/customers/stories/ilnova.html

Contacte a Caltec e confira como podemos implementar uma solução SuperSchool na sua organização!

 

 

Terça-feira
mai282019

FileMaker 18, maior e vacinado….

A versão 18 desta popular plataforma de desenvolvimento, está desde ontem oficialmente no mercado, onde há mais de 30 anos continua a sua serena evolução e consolidação.

Legiões de fiéis utilizadores e milhares de empresas, que confiam as suas operações diárias a sistemas de informação e apps desenhadas em FileMaker, vão enquadrar as novas funcionalidades e continuar  a transformação digital com a paz e a tranquilidade que só esta plataforma oferece.

A integração com outros sistemas e o intercâmbio de dados passaram a ser mais fáceis e funcionais, sendo a criação e manipulação de ficheiros externos um bom exemplo, das novidades do 18.

Esta nova versão do FileMaker, é uma excelente oportunidade para colocar de lado as múltiplas folhas de cálculos usadas como bases de dados, função para a qual não foram desenhadas e que não passam de papel eléctrico. O interface de importação de ficheiros foi modernizado e viu algumas das suas funcionalidades aceleradas e facilitadas, com mais possibilidade de intervenção.

O FM Go e o Web Direct 18 entram na maioridade a suportar bem a mobilidade sempre que esta é necessária para qualquer sistema.

Quarta-feira
mai152019

Lembra-se como eram as agências bancárias nos anos 80? 

Se tem mais de 40 anos,  com certeza lembra-se do tempo perdido todas as semanas nas agências bancárias: para levantar dinheiro, para obter o extracto de movimentos, pagar contas, fazer transferências, tudo era feito através do banco. Cada agência operava com cerca de 30 ou mais funcionários e uma fila interminável de pessoas para serem atendidas, numa espécie de punição coletiva diária infernal.

Hoje em dia tudo mudou. A tecnologia revolucionou o sector e disponibilizou a maioria dos serviços à um clique de distância. Agora, uma agência bancária funciona com menos de 5 pessoas, sem perder a qualidade do serviço e multiplicando as suas ofertas. O cliente também mudou e já conta com a conveniência de utilizar caixas multibanco, computador e telemóvel para as suas necessidades, a qualquer hora, em qualquer lugar. Ir “fisicamente” ao banco virou coisa do passado.

Esta transição digital  impulsionada pela tecnologia foi decisiva no sector bancário tanto que,  actualmente, se algum banco resolvesse ser “não digital”, ficaria sem clientes porque o consumidor rejeita fortemente a perda de tempo e os métodos e processos manuais do passado. 

No entanto, se considerarmos outros sectores e empresas, às vezes parece que há gestores que ainda pensam que podem passar ao lado da transformação digital. Acham que podem estar no mercado e atender aos seus clientes como faziam há anos... e continuam a ignorar que a globalização dos produtos e serviços é já uma realidade. Não existem mais fronteiras para os proteger e evitar a concorrência. 

As novas gerações, que serão os seus possíveis futuros clientes, são 100% digitais nativos e têm uma forma completamente distinta de se relacionar com o mundo e fazer suas escolhas. Ainda há gestores que, sem se actualizarem nos conceitos tecnológicos actuais, continuam a querer “abrir as suas Agências com 40 pessoas” e submeter os seus clientes à processos lentos, com burocracia interna e externa, pouca flexibilidade e ausência de transparência. 

Em Maio de 2019 não faz sentido ignorar o mindset das novas gerações e a  transformação digital dos serviços e produtos à sua volta e que, em qualquer lugar do mundo, podem fazer concorrência directa à sua empresa.

Se é gestor, lidere a transformação digital na sua organização! Essa é a sua maior e mais importante missão neste momento! Conte com a Caltec! 

Quarta-feira
fev132019

Quando a empresa não está a evoluir... já está a ser ultrapassada!

Muitas vezes a falta de motivação para a mudança nas empresas é causada pelo stress e a falta de tempo: há sempre tantas tarefas a fazer! Os processos estão obsoletos, os colaboradores queixam-se da burocracia, os clientes tem que ficar a espera e as vezes até desistem... mas na empresa, não há tempo para mudar...

Os dias passam, os meses passam, os anos passam.

E eventualmente algo acontece que obriga a mudança. Um SOS!  É o pior cenário pois é uma reação a um problema normalmente urgente. Não é planeado, nem pensado a médio, longo prazo. É para ontem!

Em desespero, há que recorrer a uma solução rápida e, na maioria das vezes, apenas temporária...não há mudança de mentalidades, não há mudança de processos, não há novas formas de trabalhar... É um ciclo vicioso de baixa produtividade, baixa motivação e baixa eficiência...estagnação.

Planear a evolução da empresa é necessário e vital. 

Os sistemas de informação são agora os maiores aliados à transformação e suporte de uma nova forma de estar no mundo empresarial. 

Existe hoje a oportunidade concreta de transformar os seus dados em informação valiosa para a tomada de decisões e com a automação, colocar toda a sua equipe com foco no crescimento e não nas tarefas repetitivas do dia a dia. 

Afinal quem é um profisisonal competente e trabalhador? Aquele que, sendo dedicado, passa horas infindáveis a fazer trabalho repetitivo ou aquele que foi a procura de uma forma de automatizar processos e agora faz o trabalho de uma semana em poucos minutos?

Que tipo de gestor quer ser? Aquele que eleva o nível de stress e a pressão às últimas consequências ou aquele que vai em busca de uma solução para a raiz do problema e lidera a mudança?

Conte com a Caltec. Temos um Roadmap para a transformação digital das PME.  Reorganizamos os seus processos através de uma solução personalizada que concentra toda a sua informação e a disponibiliza de forma inteligente para acelerar a sua performance!

Quarta-feira
jan162019

Gestão SuperSchool: Processar informação a alta velocidade!

 

Para estar presente no futuro,  a sua escola precisa do SuperSchool hoje!

ou como gerir os seus dados de forma consistente para obter informação estratégica e suportar melhores decisões 

1. Transformação digital na Educação em Portugal

Gestão integrada digital, automatizada e  personalizada, a Plataforma  SuperSchool contribui para optimizar a performance dos seus colaboradores e alunos.

Possibilita reduzir custos, melhorar a eficiência, gerar inovação e aumentar a comunicação e colaboração na sua organização, ano após ano. 

É a transformação digital que necessita para ser competitivo no futuro e corresponder às necessidades das novas gerações de alunos/pais/colaboradores. 

2. Permite controlar e dar visibilidade à sua informação

A Plataforma SuperSchool recolhe dados, organiza e analisa informação e disponibiliza de forma inteligente, rápida e intuitiva para cada colaborador da sua organização.


3. Gestão em tempo real para escalar sem recrutar

SuperSchool irá ajudá-lo a gerir processos digitalmente e em tempo real, desde o primeiro contacto do possível aluno até a emissão de certificados e facturas.

Ter um sistema a trabalhar 24 horas por dia, permite aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos serviços com menos recursos humanos.

4. Personalização e automação libertam tempo

SuperSchool apresenta o DNA da sua organização por isso pode ser personalizado em 20%. Novos módulos podem ser criados de acordo com os seus desafios. Trabalhamos consigo para definir processos a serem automatizados na sua versão da plataforma.

5. Painéis inteligentes para decisões inteligentes

O Painel com informação em tempo real sobre as turmas indica a percentagem de ocupação em directo e a inserção de notas é efectuada via browser pelos professores com toda tranquilidade a partir de qualquer lugar. O Painel Financeiro apresenta os cursos mais rentáveis além de outros indicadores importantes, disponíveis para si onde estiver...e muito mais.