Ligue já
(+351) 214 539 815

Notícias e Blog

Na Caltec gostamos de ajudar Decisores,  Administradores e empresas a melhor gerir e consolidar os seus dados e informação. Temos mesmo algumas sugestões a oferecer que se enquadram com as ideias veiculadas nos nossos sistemas! Para saber como simplificar as TI e os processos leia o nosso blog e diga-nos o que pensa...

Contactar a Caltec
Terça-feira
mai242016

Gestão de Amostras profissional? Será necessário?

Um pedido de amostra por parte de um cliente, pode ser o início de um bom negócio, que culmine numa encomenda pontual ou recorrente. Poder experimentar e testar um produto ou um serviço é normal antes de qualquer aquisição. Muitos produtos perecíveis, industriais, químicos ou mesmo serviços, podem ser adaptados para proporcionar uma boa experiência antes de qualquer compromisso final.

Mas atenção que a avaliação do futuro cliente começa no pedido de amostra. A qualidade, o tempo de resposta e a disponibilidade para dúvidas podem marcar pontos positivos ou negativos. Gerir as amostras é um processo pré-venda que tem a ganhar quando é feito por uma app ao invés das "secas" folhas de cálculos isoladas. Senão vejamos...

Quem pede mais amostras? De que produtos? De que países ou zona? Será a concorrência a pedir camuflada por um prospect interessado? E a documentação técnica ou comercial que acompanha. De onde é emitida? onde estão as ultimas versões mais actualizadas? E os custos de envio, onde se imputam? E o que tem de se fazer depois do envio? Quanto tempo depois se deve “sondar” o potencial cliente? Quem tem de o fazer? Tempo médio de resposta dos clientes para o produto ou serviço X?

A estas perguntas só o uma App específica de Amostras poderá responder. Assim que tiver na sua posse 100, 200 ou mais registros ( 1 ou 2 anos de actividade), passará a dispôr de um pequeno tesouro em dados e informação. Descobrirá tendências nesses dados, sobre como os potenciais clientes reagem aos seus produtos ou serviços. Este historial e organização vão ajudar a aperfeiçoar os processos e aumentar as vendas e o sucesso da sua empresa...

Uma relação com um cliente começa da melhor maneira com uma Gestão de Amostras profissional!

Segunda-feira
mai162016

FileMaker-Apple e iBeacons

iBeacons? O que é isso?

Os novos iBeacons (literalmente mini rádio faróis), com um UUID (identificador universal único) poderão ser reconhecidos por Sistemas e/ou Apps FileMaker em Aplicações móveis através de BLE (Bluetooth Low Energy).

Estes irão reagir ou despoletar acções conforme sejam programados.  

 
Temos aqui um manancial novo de opções e funcionalidades que se abrem ao ecossistema Apple e FileMaker. 

 

 

Quinta-feira
abr282016

Gestão de Institutos na ENAD - Escola Nacional de Administração - Angola

O ENAD - Escola Nacional de Administração em Angola utiliza a solução de Gestão de Institutos da tecnológica portuguesa Caltec, baseada na plataforma FileMaker, para fazer a gestão administrativa, pedagógica e financeira  da organização.

Inaugurada em 2008,  a primeira  Escola Nacional de Administração da República de Angola - ENAD tem o objectivo de qualificar altos funcionários da administração do Estado e dos sectores empresarial público e privado no domínio da gestão organizacional.

A nova escola de Administração foi concebida para ser um centro de excelência e qualificação de gestores, técnicos e altos responsáveis do sector empresarial. A sua missão é contribuir para o fortalecimento institucional e para o desenvolvimento da República de Angola, através da especialização de competências necessárias ao aumento da qualidade, produtividade, modernização e eficácia das instituições dos sectores público e privado, mediante acções de formação, pesquisa, consultoria e divulgação.

A solução da Caltec foi implementada em 2010 e abrange várias áreas do dia-a-dia da Escola e permitiu uma gestão integrada da informação, numa base central partilhada pelos colaboradores de forma a optimizar os processos operacionais e ao mesmo tempo obter uma visão global e estratégica da organização.

A solução de Gestão de Institutos, baseada na Plataforma FileMaker, é modular e flexível, gerindo todos os processos desde as candidaturas á emissão de certificados finais e logistica. O subsistema financeiro acoplado foi especialmente adaptado ás necessidades específicas do ENAD e da evolução da legislação Angolana. 

Segundo o Engº Luis Calçada, software architect da Caltec e reponsável pelo projecto, "o maior desafio, além do desenho de toda a solução, foi a implementação e adaptação no local, além do acompanhamento dos utilizadores para novas formas de trabalho. Considero que a ênfase na formação e suporte da Caltec conjugados com o interesse e disponibilidade da equipa da ENAD resultaram num sistema consolidado por  6 anos de utilização, robusto para evoluir com a tecnologia e aberto a novos desafios."

Conheça aqui o SuperSchool.

 

Quinta-feira
mar312016

4 Passos para acabar com a informação de má qualidade na sua empresa

DESCOMPLIQUE

A informação que é importante para a sua empresa, não deve ser complicada.

Com as soluções da Caltec, tudo é mais simples! A parte mais difícil é mudar a forma de pensar e trabalhar e abraçar novas atitudes na gestão da informação.

Mais razão e dados. Menos emoção e stress. Mais controlo e menos desconfiança. 

Mas acredite que a mudança é mais simples do que imagina e não vai querer voltar a sua antiga forma de trabalhar!! BE CLEAN!


 

LIVRE-SE DO LIXO DIGITAL

Ficheiros espalhados pelos computadores, informação duplicada, não actualizada e com várias versões - tudo isso é lixo digital que contamina a vida da sua empresa.

E não adianta justificar e dizer “sempre foi assim” ou “é normal”. Pode ser normal. Mas é péssimo! 

Utilizar um sistema único com informação correcta é a melhor forma de reorganizar a sua empresa e prepará-la para desafios futuros.

Saber separar o que não interessa, traz clareza e visão para aquilo que realmente importa!

 

DECIDA COM CONFIANÇA

Agora com toda a informação organizada, vai sentir-se mais seguro e confiante. Pela primeira vez terá acesso ao que necessita, sem ter de pedir nada a ninguém!

Imagine o impacto: a qualidade e eficácia das suas decisões irão aumentar consideravelmente, terá mais tempo disponível, terá mais confiança nas suas escolhas.

E um gestor confiante, faz toda a diferença!

BE BRAVE!

 

 

DEIXE-SE CONTAGIAR PELA NOVA ENERGIA

A qualidade da informação que consulta todos os dias é muito importante.

E pouco a pouco, com toda a equipa a partilhar diariamente a mesma base organizada, haverá maior comunicação, maior rapidez nas operações e maior auto-estima.

Uma nova energia vai influenciar positivamente várias áreas da sua empresa, mais ágil, mais organizada, mais personalizada e mais próxima de seus clientes.

BE HAPPY!

 

Venha conhecer a sua nova energia com a Caltec!

Terça-feira
fev232016

A melhor ferramenta para uma Start-up? FileMaker, of course!

Folhas de Cálculo? Processamento de texto? Email? Facebook?... Não, nada disso, a melhor ferramenta para uma start-up é uma base de dados FileMaker! FileMaker é o software da Apple líder em bases de dados de fácil utilização! Porque o Sr Empreendedor não tem tempo a perder e sabe, mais que qualquer um, que deverá aproveitar todas as oportunidades e avançar para os novos desafios rapidamente. Antes dos outros!

Common Business Challenges Solved with FileMaker (legendas em português)

Sem uma base de dados fiáfel será difícil recolher, organizar, partilhar informação e supervisionar o que se passa diariamente na sua empresa. Em pouco tempo, vai começar a ficar perdido no meio de informação digital incompleta, duplicada e espalhada sem critério, nem segurança nos computadores. Em ambiente de pouca ordem, a falta de clareza pode ser fatal!

Além de não dever consumir seu tempo em tarefas não produtivas, um empreendedor sabe que não pode ficar a espera de informação para decidir. Não pode perder tempo a procurar dados em vários documentos, folhas de cálculo e papel. Não pode deixar de ter acesso à informação que necessita só porque não está no escritório. O empreendedor inovador é móvel!

FileMaker: Plataforma completa de soluções empresariais personalizadas (português)

Porque FileMaker?

Primeiro porque é Mac, PC, Web, iPad, iPhone -  a mesma base de dados com vários acessos.

Segundo porque o FileMaker é uma ferramenta intuitiva, de fácil aprendizagem que faz com que indivíduos de qualquer área, rapidamente comecem a criar a sua própria base de dados. Como assim? Experimente você mesmo. Faça um download gratuito de 30 dias (http://info2.filemaker.com/FileMaker_Platform_Trial_Request.html) e após instalação arraste um ficheiro Excel com dados para cima do ícone do FileMaker no seu desktop...e voilá! Acabou de criar a sua primeira base de dados! Parabéns!

Se precisar de ajuda, fale com a Caltec. Com os nossos serviços de coaching e formação vai chegar rapidamente onde deseja! Comece já hoje a experimentar o FileMaker gratuitamente e veja do que é capaz!

How to Quickly Create Your Own Custom FileMaker 14 Business Solution (inglês)

 

 

Quarta-feira
fev172016

Caltec no site internacional da FileMaker: Made for FileMaker

Solução de gestão da Caltec, Portugal - SuperSchool Institutos - foi seleccionada para estar no site global da FileMaker no "Made for FileMaker". Vamos comemorar! Em português!


Quarta-feira
jan272016

Welcome to the "freeworld"!

Existem profissionais que fazem pesquisas na internet sobre software grátis para gerir a sua actividade. Advogados? Sim, e outras profissões...

Se calhar, nós como clientes, também deveríamos procurar serviços de advocacia grátis, consultas médicas grátis, serviços de cirurgia grátis, curso de inglês grátis, restaurantes grátis? Será? Mas isso não acontece. Procuramos recomendações, queremos o melhor possível e caso seja gratuito ou barato, desconfiamos logo. A nossa lógica diz isso.


Mas onde está a lógica que leva a que profissionais formados e até empresas, confiem a sua informação pessoal e profissional, os dados dos seus clientes à um software de custo reduzido ou gratuito?


Ainda assinam Termos e Condições de utilização de dados, que nunca leram, colocando à venda a sua informação para terceiros, sem saber! E nós, os clientes individuais, nunca saberemos!

Terça-feira
jan052016

Somos uma espécie de "Queridos Mudei a Casa"* da informação!

 

Aqui na Caltec somos uma espécie de "Queridos Mudei a Casa" da informação. Somos consultados pelos mais variados tipos de empresas e organizações. Muitas vezes chegam já em situação limite. Isto é, com a corda no pescoço. Isto é, já perderam dados confidenciais, não conseguem organizar a avalanche de informação entre papeis, emails, folhas de cálculo múltiplas, etc..., não controlam os processos no seu dia a dia, andam atrás dos seus colaboradores para saber o que se passa, estão mergulhados numa espécie de confusão digital, num ambiente obsoleto, sem sentido de orientação, com pouca base de informação fiável, muita intuição na gestão e muito trabalho de bastidores para os clientes não perceberem o que se passa... Muito stress e pouca flexibilidade para atender aos novos desafios do mercado.

 

 

Nós já estamos acostumados e percebemos exactamente o que se passa. Tal como um arquitecto, fazemos a nossa primeira proposta com um diagrama personalizado para a sua empresa onde todos os dados estão colocados de forma lógica, organizada, unificada, com módulos para simplificar e optimizar o seu dia-a-dia..., alguns clientes duvidam e preferem voltar ao seu casulo, outros pela primeira vez, acreditam que há solução para sair do caos e da confusão.

A cereja em cima do bolo são sempre os Painéis Situation Room, que apresentam a informação consolidada e personalizada para os gestores. O que quer dizer isso? Imagine um écran, exclusivo para si, com todos aqueles indicadores da sua empresa que precisa saber para gerir com rapidez e eficiência. Um cliente fiel está há mais de 1 mês sem contactá-lo?Bola amarela. Há 2 meses? Bola laranja. Há 3 meses? Bola vermelha e email enviado directamente ao comercial para saber o que se passa, já!

Nas reuniões seguintes avançamos para a proposta definitiva e os gestores realmente começam a perceber que existe luz no final do túnel e que é possível fazer um makeover na sua informação para um sistema muito melhor, que ajuda ao invés de atrapalhar, que fortalece ao invés de limitar. E aí começam a sonhar! Bem-vindo à Caltec!

 

* Programa de home-styling da Sic Tv, Portugal

Quarta-feira
set302015

Mande-me a lista de preços! 

Muitas vezes somos confrontados com empresas que nos solicitam orçamentos...Mande-me a lista de preços? Normalmente quem pede informação é a secretaria... que, curiosamente, é a responsável por recolher dados e selecionar soluções informáticas para os diretores.

Na empresa não há ninguém "da informática" apenas um rapaz com uma avença que vai lá 1 vez por semana, tratar dos anti-virus ou fazer as famosas reinstalações do Windows...

Continua-se a trabalhar com mentalidade da era pré-tecnológica e a apostar no trabalho repetitivo, deficiente e de longas horas usando ferramentas massificadas, feitas para qualquer empresa...


Em termos de tratamento de informação,  os computadores são tratados como máquinas de escrever com gavetas, ficheiros são a papelada e as pastas, os famosos dossiers...Continua-se a pedir relatórios e esperar, ao invés de consultar a informação em tempo real. Confunde-se organização da informação com "ficheiros colocados dentro de pastas"... E a partilha da informação é feita de um lado para outro com emails ou papéis, outro tipo de organização fantástica para dispersar dados confidenciais e perder o rasto de outros tantos...

Estamos no séc XXI, a era da informação, não é possível existir empresas competitivas que queiram estar no mercado no futuro sem um excelente sistema de informação! E é claro que tem que custar mais do que aquela mesa na sala de reuniões feita por um designer renomado! Não é obvio?

 


Terça-feira
set082015

Case Study: SuperSchool no Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa

O Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa (ILNova), utiliza a solução SuperSchool Institutos, da tecnológica portuguesa Caltec, baseada na plataforma FileMaker, para fazer a gestão administrativa, pedagógica e financeira do Instituto.

O Ilnova foi fundado em Julho de 2006 sendo uma instituição dedicada ao ensino de línguas estrangeiras e línguas para fins específicos. Presta serviço a todas as licenciaturas, mestrados e pós-graduações da Universidade Nova de Lisboa, ao público em geral e a empresas e executivos. Actualmente, tem mais de 1000 alunos e ministra cursos em mais de 30 línguas. 

A revolução do papel para o digital

 

Com a implementação do SuperSchool Institutos, da Caltec, em Julho de 2014, a informação do ILNova passou a ter um tratamento 360º, isto é, a plataforma modular personalizável, permite que toda a informação seja tratada pelo sistema desde a pré-inscrição online dos alunos até aos emissão das facturas, pagamentos presenciais e Multibanco e certificação da AT.

A inovação dos painéis Situation Room(exclusivos da Caltec), personalizados para a direcção Administrativa, Pedagógica e Financeira com informação LIVE sobre todos os cursos, permite auxiliar e dar suporte sólido à gestão moderna do instituto. 

Os professores, também, foram beneficiados pela inserção facilitada de notas via browser e a emissão de certificados é feita, directamente, a partir do sistema. O módulo de disponibilidades permite programar os períodos lectivos com mais precisão em função dos horários dos professores. A central de SMS permite chegar a todos os alunos, professores e contactos em apenas um clique! 

A solução está alojada num MacMini com OSX Server no departamento de informática da Universidade Nova de Lisboa e permite através do FIleMaker Server o acesso remoto de vários colaboradores a qualquer hora e em qualquer lugar.  O acesso pode ser feito via PC, Mac ou browser.

Maria Augusta Guerreiro - Ilnova Segundo Maria Augusta Guerreiro, responsável dos serviços administrativos do Ilnova, "a nova solução aumentou a rapidez dos processos, promoveu uma maior eficiência e melhor tratamento da informação e acelerou a capacidade de resposta".  

Em relação ao trabalho desenvolvido pela Caltec, a apreciação é positiva: "Estão de parabéns, pelo profissionalismo, pelo acompanhamento em todo o processo e pela rapidez de resposta"

O SuperSchool Institutos continua a expandir-se e a acompanhar passo a passo a evolução e o crescimento do ILnova, com a adaptação de mais módulos para gerir toda a informação de forma segura, eficiente e inovadora.

Conheça aqui o SuperSchool.

Os fundamentos do SuperSchool: informação viva, para uma escola viva.

- Veja o SuperSchool na Escola de Administração Pública de Angola - ENAD.

- Veja o SuperSchool na London English School 

- Processar informação em alta velocidade!