« FileMaker-Apple e iBeacons | Main | 4 Passos para acabar com a informação de má qualidade na sua empresa »
Quinta-feira
abr282016

Gestão de Institutos na ENAD - Escola Nacional de Administração - Angola

O ENAD - Escola Nacional de Administração em Angola utiliza a solução de Gestão de Institutos da tecnológica portuguesa Caltec, baseada na plataforma FileMaker, para fazer a gestão administrativa, pedagógica e financeira  da organização.

Inaugurada em 2008,  a primeira  Escola Nacional de Administração da República de Angola - ENAD tem o objectivo de qualificar altos funcionários da administração do Estado e dos sectores empresarial público e privado no domínio da gestão organizacional.

A nova escola de Administração foi concebida para ser um centro de excelência e qualificação de gestores, técnicos e altos responsáveis do sector empresarial. A sua missão é contribuir para o fortalecimento institucional e para o desenvolvimento da República de Angola, através da especialização de competências necessárias ao aumento da qualidade, produtividade, modernização e eficácia das instituições dos sectores público e privado, mediante acções de formação, pesquisa, consultoria e divulgação.

A solução da Caltec foi implementada em 2010 e abrange várias áreas do dia-a-dia da Escola e permitiu uma gestão integrada da informação, numa base central partilhada pelos colaboradores de forma a optimizar os processos operacionais e ao mesmo tempo obter uma visão global e estratégica da organização.

A solução de Gestão de Institutos, baseada na Plataforma FileMaker, é modular e flexível, gerindo todos os processos desde as candidaturas á emissão de certificados finais e logistica. O subsistema financeiro acoplado foi especialmente adaptado ás necessidades específicas do ENAD e da evolução da legislação Angolana. 

Segundo o Engº Luis Calçada, software architect da Caltec e reponsável pelo projecto, "o maior desafio, além do desenho de toda a solução, foi a implementação e adaptação no local, além do acompanhamento dos utilizadores para novas formas de trabalho. Considero que a ênfase na formação e suporte da Caltec conjugados com o interesse e disponibilidade da equipa da ENAD resultaram num sistema consolidado por  6 anos de utilização, robusto para evoluir com a tecnologia e aberto a novos desafios."

Conheça aqui o SuperSchool.