« Que sistema para dirigir a sua Orquestra? | Main | Base de dados de papel »
Sexta-feira
Jan112013

Drones

O reconhecimento  e a informação em tempo real são vitais  para o sucesso de qualquer operação militar. Com a ajuda dos "mediáticos" drones (veículos aéreos não tripulados), as tarefas de comando foram facilitadas e  as decisões de utilização de recursos ou alocação de reforços são agora mais rápidas e precisas. Não é portanto por falta de informação sobre o inimigo que uma operação deixará sucesso.

O mesmo se deverá passar na actividade empresarial moderna nesta segunda década do século XXI. Quereremos que os gestores e Administradores, continuem a ser apanhados desprevenidos por situações invulgares, derrapagens e buracos financeiros?

A resposta é não. Não há mais margem para errar. A sobreutilização de folhas de cálculo para gerir todo o tipo de dados empresariais, apenas promove o individualismo , aparenta uma falsa organização e potencia situações estáticas com uma comunicação interna deficiente . Devemos portanto considerar trocá-las por Sistemas de informação (SI) colectivos, bem pensados,  e alojados em servidores dinâmicos,  seguros e com monitorização constante.

Assim os gestores não terão mais de esperar o relatório do fim da semana ou mês, para corrigir situações, tomar decisões ou alegar que desconheciam o problema.

Com uma boa implementação e formação adequada, os problemas podem ser atacados antes de se materializarem e os recursos canalizados para onde realmente são necessários. As decisões passam a ser baseadas em eventos e resultados com interpretação imediata.

Não há mais desculpas para buracos financeiros,  derrapagens e situações inesperadas se houver software eficiente e controle eficaz.

A pergunta não é se  necessita ou não de um SI,  mas quando se começa a planear a sua implementação……

Luis Calçada

Reader Comments

There are no comments for this journal entry. To create a new comment, use the form below.

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>