« Stop Flying Blind: Shorten Your Business Feedback Loops | Main | A folha e a Biblioteca »
Terça-feira
jul242012

Usar bases de dados é um gesto ambiental

De que forma, pergunta o leitor.
Ao inserir, editar, consultar e analisar dados e informação num sistema de base de dados, irá, como consequência, diminuir as impressões de listagens, relatórios e mapas.
O consumo de papel, de consumíveis, tais como tinteiros ou toners, e até o número de impressoras, na sua empresa, irão diminuir, de forma considerável. Esta decisão, para além de diminuir a pegada ecológica da sua empresa, irá contribuir, também, para a diminuição dos custos associados.

A utilização de bases de dados obriga a um sistema seguro de armazenamento e de backups, de preferência, num servidor dedicado.
É possível argumentar que a diminuição do consumo de papel e de consumíveis de informática, possível devido à utilização de sistemas de informação, perde, em termos ambientais, se comparado com o aumento do consumo de energia necessária para manter um ou mais servidores em cada empresa.

Como resposta, pode optar por uma solução cloud: uma solução externa de armazenamento e backup das suas bases de dados. Uma solução cloud hospeda, com toda a segurança, várias bases de dados num só servidor dedicado, mantido por uma empresa externa à sua.
Não só a sua pegada ecológica diminui como o tempo dedicado à manutenção das suas bases de dados, também.

Quer diminuir a pegada ecológica da sua empresa e melhorar a sua imagem ambiental junto dos seus parceiros? Opte pela utilização sistemática de bases de dados, armazenadas numa cloud.

Susana Romão

 

Reader Comments

There are no comments for this journal entry. To create a new comment, use the form below.

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>