« A proteção de dados, segurança e privacidade no RGPD | Main | 4 pontos fundamentais para a Caltec »
Quarta-feira
set062017

Como NÃO escolher uma solução... e como escolher também!

Escolher uma solução informática  para a sua empresa é uma das mais importantes decisões que tomará como gestor e aquela cujo repetido fracasso tem custos mais elevados. Porém, o mercado induz-nos a seleccionar uma solução adequada às nossas necessidades tendo em conta  apenas o preço, divulgação, listas de funcionalidades, uma breve demo, num curto espaço de tempo. Tais escolhas, precipitadas e sem  sustentação sólida criam muitas vezes ainda mais problemas. A grande maioria das empresas ainda possuem ferramentas generalistas, obsoletas e não organizadas. Portanto, apenas o preço e o instinto não são suficientes para escolher a solução/sistema certo para si.

Na Caltec, consideramos que uma solução informática deverá:

  1. estar completamente alinhada à sua estratégia e visão de negócio;
  2. aperfeiçoar os seus processos internos e automatizá-los;
  3. reduzir ou eliminar a utilização de papel;
  4. melhorar o relacionamento com o cliente;
  5. ser confortável para os utilizadores;
  6. apresentar a informação de forma inteligente para melhorar a qualidade das decisões;
  7. ser capaz de evoluir, passo a passo, com a sua empresa, optimizando-se e servindo de apoio a sua gestão.

O que acontece na realidade é que muitas empresas informáticas que comercializam software na ânsia de cumprir seus objectivos e metas, precipitam e reforçam no cliente a necessidade da urgência. Assim, após uma demo de 20 minutos, umas promoções pelo meio e descontos vários, o produto que vendem é considerado satisfatório. A pressa na selecção de um software normalmente traz um grande prejuízo na produtividade e um sentimento de mal-estar nos seus colaboradores, obrigados a trabalhar todos os dias com ferramentas pouco adequadas .

Por isso, escolher uma solução é um processo complexo. Há que considerar o impacto real a curto, médio e longo prazo. Há que ser pensada e analisada com o tempo e importância devida.

E se quer atingir uma performance de alto nível, tenha a certeza que nenhuma solução 100% pronta no mercado, um produto igual para todos,  vai ser suficiente para aumentar a produtividade e dar a verdadeira vantagem competitiva em relação a sua concorrência! A inovação que procura tem que estar reflectida no software que utliza! Contacte a Caltec e veja como poderemos ajudá-lo!